Embocadura é a forma apropriada de usar a boca e a língua contra o bocal de um instrumento de sopro ou de metal. Desenvolvê-la é um requisito para dominar a técnica desses instrumentos e, portanto, para progredir. Controle, tom, resistência e alcance são os quatro atributos necessários para uma boa embocadura. Leia as sugestões abaixo para saber como melhorar sua embocadura para o trompete.
Use os lábios para fazer um som de "zumbido".
"Zumbir" com a boca estimula dois aspectos importantes da embocadura: resistência e controle. Contraia os lábios e assopre para fazer o zunido. Mantenha-os firmes e juntos. A cada vez que praticar, tente fazer um som cada vez mais forte e sustentá-lo por cada vez mais tempo. Isso o ajudará a desenvolver a sustentação da embocadura. Recomendamos que se pratique este exercício por de 5 a 10 minutos por dia durante 4 semanas. Depois dessas quatro semanas, pode-se diminuir o tempo de prática para 1 ou 2 minutos diários.
Equilibre" um lápis nos lábios.
Ponha um lápis na boca. A ponta com a borracha deve ficar voltada para dentro, apoiada na língua. Aperte seus lábios contra o lápis, tentando mantê-lo equilibrado. Continue nessa posição sem permitir que o lápis caia da boca.
Pratique o exercício por 3~4 minutos diários ou até que você comece a sentir seus músculos queimando. Esses são os músculos usados para atingir as notas mais agudas.
Pratique o trompete tocando-o suavemente.
Nessa técnica, você deverá tocar tão suavemente que escutar o som produzido seja quase impossível. Com esse procedimento o trompetista pode obter um maior alcance e um controle mais preciso dos músculos dos lábios, necessário para que se atinja notas agudas.
Relaxe os músculos abdominais ao tocar o trompete.
Ao contrário do que diz o senso-comum, tensionar os músculos da barriga não aumenta a pressão dos pulmões, apenas diminui sua capacidade de fôlego, necessário para sustentar as notas por mais tempo.
Em vez de contrair os músculos abdominais, contraia os do quadril, o que empurrará o abdômen para dentro e para cima e fará com que os pulmões acumulem mais pressão.
Projete as notas até distâncias específicas.
Isso pode parecer difícil no início, mas pode ser realizado com a ajuda de alguém com um bom ouvido para notas musicais. Peça para a pessoa se posicionar em relação a você de acordo com a distância que cada nota deve alcançar. Por exemplo, um G grave deve alcançar 1,5 m, enquanto um C agudo deve chegar a 12 m. Você também deve ouvir as notas com atenção. Quando aprender que entonações deve fazer para atingir cada distância, você poderá praticar sozinho.