Documento sem título
Quem somos Manutenção Comercialização Vídeos Dicas Contato
Rua Figueiredo Magalhães, 726 - Box F - Copacabana
21 - 2532-3571 / 97692-6812

DICAS

Fique ligado nas dicas que temos para você cuidar do seu instrumento!!!

Cuidados com instrumentos de sopro: aprenda como conservar o seu!

Independentemente do uso ser profissional ou apenas um hobby, quem tem um instrumento musical sabe a importância de manter certos cuidados para garantir maior durabilidade e conservação do material. Como quaisquer outros, os instrumentos de sopro também necessitam de cuidados especiais. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você saiba manter o seu instrumento bem cuidado. Quer saber mais? Confira abaixo!

CUIDADOS COM A LIMPEZA
Pelo fato de serem tocados com sopro, ou seja, com a boca, a limpeza desses instrumentos torna-se um hábito indispensável. O contato com a boca (e a saliva) faz com que esses instrumentos costumem condensar água no seu interior, que pode se tornar um espaço propício para proliferação de bactérias. A dica, portanto, é que após cada uso você limpe o instrumento com pano seco na parte externa e com o auxílio de uma gaze na parte interna.

É claro que vai depender muito do tipo de instrumento, já que alguns precisam de uma limpeza mais intensa e cuidadosa. As flautas doces, por exemplo, a cada três meses devem ser desmontadas e colocadas de molho em detergente, para limpar cada uma das partes separadamente.

CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO
Além de limpar o instrumento, é preciso guardá-lo de modo que ele fique preservado das sujeiras e também de possíveis quedas ou outros prejuízos na estrutura. A dica, neste caso, é comprar uma capa, que também é conhecida como “case” pelos músicos.

As cases servem tanto para guardar o instrumento em casa quanto para transportá-lo. Invista, então, em uma capa que seja bastante resistente e, de preferência, acolchoada e impermeável, garantindo mais segurança ao instrumento. O revestimento interno muitas vezes auxilia até mesmo na variação de temperatura e alguns modelos de cases contam com travas, como senha e chave, principalmente para quem as utiliza em viagens.

CUIDADOS EXTRAS
Além da limpeza e do armazenamento, separamos algumas dicas mais específicas de cuidados extras que você deve ter. Confira abaixo:

Os instrumentos de sopro feitos de madeira não devem ser expostos a mudanças bruscas de temperatura, pois essa variação faz com que a madeira mude suas dimensões e possa até mesmo apresentar rachaduras;
Alguns instrumentos de sopro possuem chaves, que não devem ser forçadas de maneira nenhuma, tendo bastante cuidado no manuseio e no armazenamento;
Nunca guarde nenhum instrumento de sopro úmido ou molhado, pois irá propiciar condições ideais para que as bactérias se acumulem na parte interna;
Pode parecer desnecessário dizer isso, mas escovar os dentes, lavar as mãos e não usar batom para tocar auxilia bastante na durabilidade dos instrumentos de sopro.

 

 

Outras dicas

Como melhorar sua embocadura para o Trompete
Dicas para Iniciantes em Flauta Doce
Dicas básicas para instrumentos de sopro (bocais)
10 Super Dicas para Quem Toca ou Quer Tocar Saxofone
Instrumento de Sopro: dicas e cuidados
 Documento sem título

Rua Figueiredo Magalhães 726 - Box F - Copacabana - 21 - 2532-3571 / 97692-6812