Documento sem título
Quem somos Manutenção Comercialização Vídeos Dicas Contato
Rua Figueiredo Magalhães, 726 - Box F - Copacabana
21 - 2532-3571 / 97692-6812

DICAS

Fique ligado nas dicas que temos para você cuidar do seu instrumento!!!

Instrumento de Sopro: dicas e cuidados

Instrumento de Sopro: dicas e cuidados
Eu te explico como fazer a limpeza deles e muito mais!

A+A-
                   

 

Gente, os instrumentos de sopro como a clarinete, escaleta, flauta, gaita, sax, trompete e trombone são incríveis, né? Mas como todos precisam do apoio da boca, é normal que fiquem sujos com saliva! Por isso, é muito importante limpar e cuidar deles. Quer dicas pra fazer tudo direitinho e cuidar da sua saúde? Então olha só:


Limpeza dos Instrumentos de Sopro

A primeira dica é fazer uma higiene bucal antes de usar os instrumentos de sopro, tá? Uma boa escovada nos dentes ou se estiver sem tempo, um bochecho com antisséptico bucal já ajuda.

Agora, mesmo assim os instrumentos podem ficar com um pouco de saliva por dentro, e pra não virar um lugar ótimo pra bactérias, você deve limpar eles sempre depois de usar, viu?

E pra limpar os instrumentos de sopro, é só dar leves batidinhas nele pro excesso de saliva sair, depois passe uma gaze nas partes internas e finalize com um paninho seco por fora! Agora, se quiser, pode colocar um pouquinho de álcool na gaze e no paninho, tá?

Uma dica: alguns instrumentos, como a flauta doce, precisam de um cuidado extra. A cada dois ou três meses o ideal é desmontar ela, colocar de molho com detergente neutro e ir limpando parte por parte, combinado?

                  

 

A flauta doce precisa ser desmontada e limpa a cada 2 ou 3 meses


Como Guardar seu Instrumento

Sempre depois de usar seu instrumento de sopro, tem que guardar direitinho! E o mais importante é ter certeza de que ele tá bem protegido contra sujeiras,  poeiras e quedas, tá?

As cases são incríveis pra isso! E o bom é que além de proteger, fica mais fácil pra transportar seus instrumentos de sopro. Tem case que vem até com travas de segurança ou senha. Adorei!

                   

 

Cases são ótimos aliados pra guardar seu instrumento


Mais Alguns Cuidados

Olha, tem três cuidados a mais que são básicos pra que seu instrumento de sopro fique bem conservado por bastante tempo. É tudo bem simples de fazer, tá? Olha só:

- Não deixe instrumentos de madeira em lugares com mudanças rápidas de temperatura, viu? Isso pode causar rachaduras nele!

- Nunca coloque seu instrumento úmido ou molhado num lugar fechado porque as bactérias adoram isso!

- Lave sempre as mãos e evite usar batons antes de usar seu instrumento de sopro, combinado?

Outra coisa importante, nunca deixe seu escovão dentro do seu instrumento se o mesmo estiver úmido, isso fará com que as sapatilhas mofem, ressequem e apresente vazamentos, o correto é coloca-lo pra secar, pra depois deixar no instrumento.

 

 

Outras dicas

Como melhorar sua embocadura para o Trompete
Dicas para Iniciantes em Flauta Doce
Dicas básicas para instrumentos de sopro (bocais)
Cuidados com instrumentos de sopro: aprenda como conservar o seu!
10 Super Dicas para Quem Toca ou Quer Tocar Saxofone
 Documento sem título

Rua Figueiredo Magalhães 726 - Box F - Copacabana - 21 - 2532-3571 / 97692-6812